CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO BORRACHUDO - 03/12/2018

As Secretarias Municipais da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde deram início a Campanha de Combate e Prevenção ao Borrachudo 2018 - 2019.

A partir do mês de dezembro, inicia a aplicação de BTI em arroios e córregos do interior.

O QUE É O BORRACHUDO?

É um inseto hematófago, da família dos Simulídeos e pertence à classe insecta. Causa desconforto extremo e agravos à saúde humana decorrentes de suas picadas.

O QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO BORRACHUDO EM NOSSA CIDADE?

·                    A contaminação dos rios, riachos e córregos com dejetos humanos e animais, que se transformam em alimento para o inseto;

·                    O desmatamento das matas ciliares;

·                    A redução de predadores naturais dos borrachudos provocada pelo desequilíbrio ambiental;

·                 A redução ou o desaparecimento de animais silvestres pela destruição de seus habitats ou pela caça e pesca irregular;

·                    O uso de agrotóxico de forma inadequada nas lavouras

·                    Embalagens e lixos diversos abandonados pelas encostas dos rios, riachos e pequenos córregos.

O QUE SE PRECISA FAZER PARA EVITAR O BORRACHUDO?

·                    Conservar e reflorestar as margens dos cursos de água;

·                    Preservar pássaros e peixes ao longo dos córregos;

·                    Manter estábulos e pocilgas longe dos rios, riachos e córregos para que eles não fiquem contaminados;

·                    Utilizar agrotóxicos com orientação técnica;

·                    Evitar a caça e a pesca porque são predadores naturais dos borrachudos;

·                    Evitar o esgotamento sanitário de residências, por serem grande agravante na proliferação.

O emprego do controle entomológico, como alternativa para diminuir a população de Simulídeos, só é possível da fase larval, período em que o animal se desenvolve em rios e riachos. Não é só a aplicando o larvicida que vamos conseguir combater o borrachudo, mas sim envolvendo a comunidade na recuperação do meio ambiente, pois quando a natureza está em equilíbrio, não há superpopulação destes insetos.

Para uma cidade mais saudável precisamos juntos colocar em prática de modo contínuo a melhoria de seu meio ambiente, físico e social, utilizando todos os recursos possíveis de cada comunidade.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 ® Todos os Direitos Reservados