SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE AÇÕES RELATIVAS AO JANEIRO BRANCO - 08/01/2019

O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido e há muito tabu em volta do tema. Porém, é preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Desta forma, a Secretaria Municipal da Saúde de Barão pretende colocar o tema da saúde mental em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, pois há um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, e pânico. Esses dados demonstram que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.

O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha, pois em janeiro as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Já a cor branca representa o papel em branco, no qual escreveremos uma nova história.

O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) de Barão, formado por profissionais das UBS's, teve a iniciativa de criar placas com frases relacionadas à saúde mental que foram distribuídas pelas UBS's e pela Praça da Liberdade, no centro da cidade, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância desse tema.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, apoia a campanha, e disponibiliza entre seus profissionais, médicos especializados em Saúde da Família, Psicólogo e Psiquiatra, para atendimento gratuito aos munícipes.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados