ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E IMUNIDADE - 30/06/2020

Em tempos de Pandemia, a preocupação com a saúde foi fortemente intensificada. As recomendações indispensáveis são as de permanecer em casa se possível, redobrar os cuidados de higiene, evitar aglomerações e fazer uso frequente da máscara facial. Entretanto, para assegurar a manutenção da boa imunidade e os cuidados com a saúde, outras pequenas ações podem ser feitas; dentre elas, destacam-se a prática de atividade física e uma alimentação balanceada.

Especialmente no inverno, é comum que algumas doenças apareçam com maior frequência, mas há formas de prevenirmos com cuidados simples, mesmo dentro de nossas casas.

Sabe-se que a atividade física é essencial para a qualidade de vida. Durante sua prática, vários são os hormônios liberados, em especial a endorfina, que tem a função de controlar a ansiedade e diminuir o estresse, e a serotonina, cuja atuação está relacionada ao humor, sono e apetite, ambos proporcionando a sensação de bem-estar. Neste período em que o distanciamento social é indicado, uma série de exercícios podem ser realizados em casa, trazendo benefícios como:

????? Prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
????? Controle dos níveis de colesterol.
????? Aliada importante no tratamento da depressão e ansiedade.
????? Melhora no condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.
????? Provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular.
????? É importante para o controle de peso.
????? Melhora dores e diminui a incapacidade funcional.
????? Melhora a qualidade do sono.
????? Melhora o desempenho cognitivo.
????? Reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
????? É importante no processo de envelhecimento, uma vez que um idoso ativo apresenta mais autonomia para realizar as atividades do seu dia a dia. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam menos riscos de sofrerem quedas, as quais podem ser graves em certas idades.
????? Dá mais disposição para a realização das atividades diárias.

Algumas das atividades que podem ser praticadas em casa compreendem alongamentos (que podem ser feitos várias vezes por dia), exercícios que utilizem como carga o peso corporal, polichinelos, pulos, corridinhas sem deslocamento, dança, entre outros, respeitando o nível e a intensidade que o seu corpo suporta, evitando lesões.

A Nutricionista responsável pela alimentação escolar do município de Barão Camila Dias Bertuol ressalta que: "uma alimentação equilibrada, balanceada e rica em vitaminas e minerais é essencial em todas as fases da vida, e em tempos de Pandemia, reforçar os cuidados com a adequada nutrição é ainda mais importante". A nutricionista reforça ainda a importância de não cairmos nas "fake news" de que há um alimento capaz de curar a Covid-19. O que há são formas de fortalecer o organismo, tornando-o mais resistente a qualquer doença, já que não existe um alimento específico que cure ou trate o COVID-19.

Os estudos realizados até hoje comprovam que uma alimentação equilibrada e colorida é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, atuando como uma proteção contra a maioria das doenças, inclusive virais. Algumas orientações relevantes:

? Consumir diariamente de 3 a 5 porções de frutas e hortaliças, dando prioridade aos alimentos in natura.
? Ingerir muita água, em média 2 litros ao dia.
? Evitar alimentos ultraprocessados como doces, biscoitos, salgadinhos e refrigerantes por exemplo, que prejudicam a resistência e aumentam os riscos de patologias.

Sigamos com os cuidados e recomendações. Cuide-se e fique bem!

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados