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ACADÊMICAS DE MEDICINA FALAM SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL - 07/07/2020


As acadêmicas de Medicina pela UCS Clarissa Fernanda Fattori (moradora de Farroupilha)  e Gleice Salibe de Oliveira (moradora de Caxias do Sul) vivenciaram a rotina médica no município de Barão junto com a Professora Dra. Vanessa Laupert La Porta durante três semanas. Acompanharam o trabalho das UBS's, realizaram visitas domiciliares, consultas, aplicaram vacinas e estiveram próximas de quem buscou atendimento de saúde. 

A partir desta vivência, desenvolveram um pôster acadêmico cuja temática partiu da sensibilidade das futuras médicas, que identificaram nos pacientes um impacto emocional causado pela Pandemia. 

A imagem a seguir contempla o material desenvolvido pelas acadêmicas que traz ações possíveis para enfrentar este momento de uma forma mais leve, cuidando não somente da saúde física, mas também da mental.

O mesmo texto da imagem está reproduzido a seguir:

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ESTRESSE E ANSIEDADE? 

1. Falta de ar (na ausência de problemas respiratórios); dor de cabeça, tensão ou dor muscular; aumento dos batimentos cardíacos; falta/excesso de fome ou sono; diarreia ou prisão de ventre; sensação de queimação ou peso no estômago; tremores; cansaço ou "falta" de energia.

2. Emoções persistentes de tristeza, raiva, culpa, medo ou preocupação; humor deprimido, desânimo; irritação; indiferença afetiva (uma sensação de "tanto faz"); discussões e perda de paciência com as pessoas; agitação. 

3. Dificuldade de lembrar informações, dificuldade de concentração nas tarefas; dificuldade de tomar decisões; pensamentos repetitivos sobre temas desagradáveis. 

E O QUE PODEMOS FAZER PARA DIMINUIR A ANSIEDADE E O ESTRESSE? 

1. Evite ter uma postura julgadora consigo mesmo, tenha consciência que está tudo bem não ser produtivo como era antes e busque alternativas que permitam que você adapte seu cronograma a nova realidade. 

2. Busque informações sobre o que fazer para se cuidar e cuidar de outros. 

3. Escolha fontes de informação confiáveis e procure saber a procedência das notícias que recebe.

4. Evite o excesso de informações da mídia, não traz benefícios e pode provocar mais ansiedade e estresse. 

5. Organize sua casa de maneira a ser um ambiente tranquilo para realizar suas atividades. 

6. O autocuidado é muito importante: inclua na sua rotina exercício físico, meditação. Tenha uma alimentação saudável, beba água. 

7. Faça uma lista de tarefas por ordem de prioridade e procure resolvê-las uma a uma. 

8. Se você está preocupado com sua situação financeira, uma boa dica é organizar uma tabela com seus ganhos e gastos. Estabeleça quais gastos são essenciais e quais podem ser cortados. 

DIANTE DE ALGUMAS DIFICULDADES COM RELAÇÃO AO MEDO DA DOENÇA, COMO:

1. Sentir medo de adoecer e morrer. 

2. Ter medo de perder quem ama por causa do vírus. 

3. Ter receio pelos trabalhadores da linha de frente.

4. Preocupar-se com as crianças sozinhas em casa, em razão do fechamento das escolas. 

5. Ficar preocupado em ser socialmente excluído por causa da doença. 

O QUE VOCÊ PODE FAZER? 

1. Buscar suporte nas pessoas que confia.

2. Usas as vídeo chamadas para se conectar com elas ou, até mesmo, telefonemas. Afinal, todos estamos na mesma situação. 

3. Se estiver mais angustiado, triste ou ansioso, busque conversar com pessoas que geralmente têm uma postura mais otimista frente às dificuldades. 

4. Buscar se distrair com atividades prazerosas que você goste. 

5. Reze ou pratique o ritual religioso de sua crença. 

6. Busque momentos de conexão emocional consigo mesmo como práticas de meditação. 

7. Procure orientações nas unidades básicas de saúde se estiver com dúvidas ou se perceber que não está dando conta das tarefas devido a sentimentos negativos constantes. 

ACEITANDO A ATUAL SITUAÇÃO...

1. Quando não podemos mudar uma situação, é melhor aceita-la. Gostar ou não de trabalhar de casa, por exemplo, pode não ser útil quando o objetivo é aceitar a realidade e poder compreender e implementar o que deve ser feito. 

2. Pense nos aprendizados que pode ter neste período. 

3. Busque praticar exercícios em casa, prefira os de baixa intensidade e alongamentos para começar. 

4. Busque aprimorar habilidades. 

5. Defina prioridades para suas tarefas, afim de estabelecer uma nova rotina.


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