COMO FAZER O DESCARTE DE MÁSCARAS DE MANEIRA CORRETA? - 11/06/2021

Evitar a propagação do coronavírus pode ser ineficaz se as máscaras não forem descartadas da forma correta.

Mesmo com todos os cuidados, o perigo de se contaminar é maior com os itens espalhados ao ar livre, já que as máscaras podem estar infectadas. Isto pode trazer riscos à saúde da população e principalmente dos profissionais que recolhem o lixo e estão na linha de frente da limpeza da cidade.

Além do risco para a população, os itens poluem o meio ambiente. é essencial carregar uma sacola plástica para armazenar as máscaras de tecido ou descartáveis, trocadas ao longo do dia. São atitudes simples que evitam a proliferação do vírus.

Passo a passo

Para que não restem dúvidas a respeito do método adequado de realizar o descarte das máscaras, veja como fazer isso corretamente:

·         Lave as mãos, ;

·         Retire a máscara do rosto segurando-a apenas pelo elástico;

·         Coloque a máscara dentro de um saquinho plástico e amarre-o;

·         Descarte preferencialmente no lixo do banheiro ou em cestos específicos para material contaminante;

·         No caso de descarte caseiro, se a máscara puder conter resíduos de pacientes contaminados (ou sob suspeita), é importante identificar este lixo como contaminante;

·         Lave as mãos novamente, com água e sabão.

Cuidados com a máscara de pano

No caso das máscaras de tecido, que são reutilizáveis, a ANVISA recomenda lavagem com água corrente e sabão. Em seguida, elas devem ficar de molho por cerca de 30 minutos em uma solução composta de duas colheres de sopa de água sanitária para um litro de água. Por fim, deve-se enxaguar, secar e passar a máscara com ferro quente. O ideal é no máximo 30 lavagens para a máscara de pano, que deve ser descartada corretamente após essa quantidade de uso.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados