Prefeitura Municipal de Barão-RS
Portal

Prefeitura Municipal de

Barão

Prefeitura Municipal de Barão-RS

Notícias

SETEMBRO AMARELO - 08/09/2021

Setembro Amarelo


 

Uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. 


 

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.


 

Trazemos aqui, alguns pensamentos sobre o assunto:


 

O suicídio é uma grande preocupação de saúde pública! 


 

? Não é possível dizer que há uma causa única. Há uma interação entre diversos fatores, como saúde mental, questões sociais, culturais, etc.


 

? Os transtornos mentais estão associados à grande maioria dos casos de suicídio. Mesmo assim, uma grande parcela nunca recebeu um diagnóstico.


 

?Os diagnósticos mais recorrentes são: 


-Depressão


-Transtorno bipolar


-Esquizofrenia


-Alcoolismo


-Transtornos de humor.


 

 ? Como se proteger do risco de suicídio ? 


 

- Assim que perceber pensamentos suicidas, comunique imediatamente alguém em quem você confia e peça ajuda para esconder o que puder te machucar.


 

- Converse abertamente com pessoas próximas sobre o que sente. Você não estará decepcionado eles. Você enfrenta um sinal de piora dos seus sintomas, e não um fracasso seu ou do tratamento.


 

- Se seus amigos e parentes não puderem te ajudar no momento, entre em contato com sua rede de apoio em saúde mental, busque o serviço de emergências de sua cidade, ou utilize o Centro de Valorização a Vida - CVV. Ligue 188. Não fique sozinho(a).


 

- Se sentir que ficou com raiva de algo que ocorreu durante sua crise, lembre que é necessário respeitar as limitações dos outros, e que quando estiver menos deprimido(a), você entenderá melhor as razões que eles tiveram para isso, e certamente não entenderá suas atitudes como desafeto.


 

- Lembre das razões para estar vivo(a): família, projetos, religião, lembranças de dias felizes. Se preferir, faça uma lista, desde já, de todas as razões que tem para gostar da vida e para querer viver. Deixe essa lista em um local de fácil acesso, para que você utilize nos momentos em que estiver mais deprimido(a).


 
 

 Referência:


 Aprendendo a viver com o transtorno bipolar. Moreno.


www.setembroamarelo.org.br/


www.cvv.org.br


Acesso Rápido

horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:30 às 11:30
13:00 às 17:00

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados