Notícias
Notícias
Secretaria do Meio Ambiente

Barão decreta Situação de Emergência após chuvas intensas isolarem comunidades e danificarem infraestrutura

O município de Barão, na Serra Gaúcha, decretou Situação de Emergência após as chuvas intensas iniciadas na noite de 18 de junho de 2025, que provocaram deslizamentos de terra, isolamento de famílias e danos significativos à infraestrutura local.

26 de Junho de 2025 - Publicado às 08:05

Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o evento – classificado como desastre de nível II – atingiu diretamente localidades como Arroio Canoas (Cafundó), Francesa Alta, Francesa Baixa e General Neto Alto. No Cafundó, quatro famílias (10 pessoas) ficaram completamente isoladas após a movimentação de terra atingir o único acesso à comunidade, interrompendo o fornecimento de água, energia e comunicação
.

Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social atuaram de forma imediata, interditando preventivamente residências em áreas de risco e realocando os moradores para casas de familiares e amigos em locais seguros. Foram distribuídas cestas básicas, água potável e materiais de higiene, além de prestado acompanhamento psicossocial para minimizar os impactos emocionais do isolamento
.

Ao todo, 178 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente, enfrentando dificuldades de deslocamento para trabalho e escola, prejuízos na produção agrícola e leiteira e insegurança alimentar parcial
.

Danos e ações emergenciais

As fortes chuvas provocaram danos em pontes, estradas, bueiros e acessos vicinais. Em várias localidades, foi necessário abrir desvios provisórios, desobstruir vias, reforçar estruturas danificadas e executar medidas para contenção de erosões e estabilização de encostas.

Essas ações visam restabelecer a mobilidade e reduzir os riscos à população, enquanto são planejadas intervenções mais duradouras para a recuperação completa.

Próximos passos

Com o decreto de emergência, o município poderá buscar apoio estadual e federal para agilizar a reconstrução e garantir a segurança das famílias. Caso necessário, será solicitado o reconhecimento federal da situação à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Jorge Amaranto Juchem Junior, afirmou que a prioridade é “restabelecer os acessos, garantir a segurança alimentar e devolver a tranquilidade às famílias afetadas”, enquanto o monitoramento das áreas de risco segue em tempo integral.